Atrevo-me a afirmar que a identidade de um povo está fielmente ligada ao desenvolvimento do jogo, que, por sua vez, é gerador de cultura." (ORTIZ, 2005)
Xadrez Educacional
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Xadrez adaptável
Há três anos, o projeto visava simplesmente, o xadrez como um jogo, que atrairia a atenção das crianças e isso ajudaria na sala de aula, pois desenvolveria a atenção, raciocínio lógico e a memória.
Hoje, podemos dizer que nosso objetivo foi atingido e superou as nossas expectativas, pois não ficamos somente com o jogo, que é milenar, mas, com um olhar atento para nossa realidade, trouxemos com o xadrez uma nova perspectiva social.
Trabalhamos de forma interdisciplinar com as disciplinas: Geografia, tabuleiro geográfico; História, as peças de xadrez da família Real de Portugal; Ed. Artística, reciclagem dos rolos de papel higiênico e com isso construímos um jogo de xadrez focando assim, o tema meio ambiente; Ciências, pesquisa da comida típica de cada Estado; Matemática, figura geométrica com o próprio tabuleiro e suas respectivas peças; Português, criação de uma peça teatral e na Ed. Física, o xadrez humano, trabalhando a motricidade do aluno.
Todo esse trabalho nos revela os benefícios que o xadrez traz para o ensino-aprendizagem e o quanto é viável utilizá-lo como ferramenta educacional e social. O jogo em si é a representação das sociedades desde a idade média até a nossa atualidade.
Sabendo a importância de conscientizarmos as nossas crianças, quanto à inclusão dos milhões de pessoas com necessidades educacionais e especiais que existem no mundo, trabalhamos e contribuímos com nossa ação singular, porém, essa semente ética, no futuro dará frutos.
Os alunos tiveram a oportunidade de compreender uma parte do valor da palavra empatia, se colocar no lugar do outro, pela construção do tabuleiro adaptável, foi possível trazer para reflexão a realidade de exclusão das pessoas com necessidades especiais. Os alunos tiveram a iniciativa de fecharem os olhos para perceberem a realidade de um deficiente visual, quando ainda testávamos o tabuleiro adaptável.
A Giovana que é aluna da FIESI, deficiente visual, foi a peça fundamental para que atingíssemos a nossa meta, de fato. Ela foi nossa instrutora no processo da criação desse tabuleiro. Agradeço-a, pela sua simpatia e paciência, e nós da Instituição, juntamente com os alunos do 5° ano, esperamos a sua visita para prestigiar esse tabuleiro confeccionado pela determinação e esforço de cada aluno colaborador.