Xadrez Educacional

Xadrez Educacional
Xadrez reciclável elaborado pelos alunos dos 5ºanos.

quinta-feira, 27 de maio de 2010



Xadrez é tudo!


Sem xadrez eu não vivo

Sem xadrez não respiro

Xadrez é tudo...



Tudo é o xadrez

Xadrez tem que pensar

Xadrez tem que agir

Prestem atenção,

Movam a peça com precaução

Xadrez acelera qualquer coração.

Ass: Felipe Falanga

A vida com o xadrez




A vida com o xadrez

Xadrez é concentração

Xadrez é animação

Xadrez, de tudo faz parte

Xadrez é ciência, é esporte, é arte



Xadrez é muita expressão

Xadrez é pura educação

Xadrez é bem interessante

Xadrez é um mundo vibrante



Na realidade, quem joga gosta de jogar

Na história, ele é um jogo milenar

E se você jogar vai gostar

E se não jogar vai se chatear

                                                                               Larissa L. Queiroz

O JOGO DO RACIOCÍNIO




Obs: 4ª lugar da Copa Senna de Xadrez 2009


                                                                                           


O JOGO DO RACIOCÍNIO




O xadrez é um jogo de raciocinar

A estratégia do jogo esta tramada

A cada jogada não podemos vacilar

E a tática tem que ser bem elaborada



O xadrez e um jogo de esperteza

Temos que calcular para não sofrermos

O movimento da peça tem a sua beleza

Se jogarmos com destreza venceremos .



Nome: Gustavo Henrique Da Silva Azzolino

domingo, 23 de maio de 2010

O jogo Cavalo Do e Does

Segundo a Neurociência, os cérebros são constituídos de bilhões de neurônios com trilhões de conexões (sinapses), ou seja, sempre que ofereceremos informações de diferentes naturezas sobre um mesmo conteúdo, estaremos ajudando o aluno a formar um aprendizado e um conhecimento que poderá durar por toda a vida. Fornecendo imagens, sons e jogos e até mesmo a possibilidade de usar o corpo em movimentos e produzindo emoções, pela perspectiva da neurociência, as diversas partes do cérebro serão ativadas quando esse conteúdo precisar ser resgatado, tornando a sua lembrança mais fácil. E ao unir esse conteúdo a um conhecimento prévio, serão traçados vários caminhos que tornarão o aprendizado mais eficaz. O xadrez nessa perspectiva pode auxiliar na ancoragem das regras dos auxiliares Do e Does, pois pelo poder lúdico que ele possui é possível criar tais sinapses. Este jogo estimula varias áreas do cérebro por isso ele desenvolve o raciocínio, a iniciativa, a organização espacial e a memorização.

De acordo com a Neurociência, Imaginar cenas ou objetos ativa as mesmas regiões cerebrais estimuladas pelos sentidos. Isso sugere que os alunos podem alterar seu estado emocional construindo imagens mentais. Assim, é possível ajudar a memória a lembrar de palavras ou conceitos visualizando objetos associados a eles, sendo assim, também, será possível usarmos os cavalos Do e Does cuja função é de capturar os pronomes correspondentes. Nesse caso os Cavalos serão objetos de associação da regra da utilização dos auxiliares.

Criar situações interessantes para ensinar a língua Inglesa fará com que o aluno associe o aprendizado ao prazer.