Xadrez Educacional

Xadrez Educacional
Xadrez reciclável elaborado pelos alunos dos 5ºanos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Xadrez adaptável




Há três anos, o projeto visava simplesmente, o xadrez como um jogo, que atrairia a atenção das crianças e isso ajudaria na sala de aula, pois desenvolveria a atenção, raciocínio lógico e a memória.

Hoje, podemos dizer que nosso objetivo foi atingido e superou as nossas expectativas, pois não ficamos somente com o jogo, que é milenar, mas, com um olhar atento para nossa realidade, trouxemos com o xadrez uma nova perspectiva social.

Trabalhamos de forma interdisciplinar com as disciplinas: Geografia, tabuleiro geográfico; História, as peças de xadrez da família Real de Portugal; Ed. Artística, reciclagem dos rolos de papel higiênico e com isso construímos um jogo de xadrez focando assim, o tema meio ambiente; Ciências, pesquisa da comida típica de cada Estado; Matemática, figura geométrica com o próprio tabuleiro e suas respectivas peças; Português, criação de uma peça teatral e na Ed. Física, o xadrez humano, trabalhando a motricidade do aluno.

Todo esse trabalho nos revela os benefícios que o xadrez traz para o ensino-aprendizagem e o quanto é viável utilizá-lo como ferramenta educacional e social. O jogo em si é a representação das sociedades desde  a idade média até a nossa atualidade.

Sabendo a importância de conscientizarmos as nossas crianças, quanto à inclusão dos milhões de pessoas com necessidades educacionais e especiais que existem no mundo, trabalhamos e contribuímos com nossa ação singular, porém, essa semente ética, no futuro dará frutos.

Os alunos tiveram a oportunidade de compreender uma parte do valor da palavra empatia, se colocar no lugar do outro, pela construção do tabuleiro adaptável, foi possível trazer para reflexão a realidade de exclusão das pessoas com necessidades especiais. Os alunos tiveram a iniciativa de fecharem os olhos para perceberem a realidade de um deficiente visual, quando ainda testávamos o tabuleiro adaptável.

A Giovana que é aluna da FIESI, deficiente visual, foi a peça fundamental para que atingíssemos a nossa meta, de fato. Ela foi nossa instrutora no processo da criação desse tabuleiro. Agradeço-a, pela sua simpatia e paciência, e nós da Instituição, juntamente com os alunos do 5° ano, esperamos a sua visita para prestigiar esse tabuleiro confeccionado pela determinação e esforço de cada aluno colaborador.

Xadrez Interdisciplinar IESI: A diacrônia do xadrez em suma importância

Xadrez Interdisciplinar IESI: A diacrônia do xadrez em suma importância

O xadrez Geográfico


Esses jogos de xadrez geográficos foram feito pelos alunos dos 4/º anos A e B da IESI.
O objetivo era fazer uma interação com a disciplina de geográfia.
 Os alunos jogadores além de jogar xadrez  aprendem também
 sobre Estados, Capitais e Regiões de forma lúdica.

O jogo de xadrez


Regras do Xadrez

Introdução
O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezesseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres, dois Bispos e oito Peões.
O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é como o que se mostra na figura seguinte:


As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
Os jogadores movimentam alternadamente uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar. Um movimento consiste em pegar numa peça e colocá-la numa nova casa respeitando as regras de movimento. Só o Cavalo é que pode passar por cima de outras peças.
Existe um movimento especial denominado Roque em que um jogador pode movimentar duas peças simultaneamente.
Um jogador pode Capturar peças do adversário, para fazê-lo tem de movimentar uma das suas peças para uma casa que contenha uma peça inimiga, respeitando as regras de movimento. A peça capturada é retirada do tabuleiro. (A captura não é obrigatória).
O jogo termina quando se atingir o mate ou uma situação de empate



Regras de Movimento
Rei
O Rei pode mover-se uma casa na horizontal, vertical ou diagonal.
O Rei do lado a jogar nunca pode estar em xeque após a realização de uma jogada. Se não for possível evitar que o Rei esteja em cheque a posição passa a ser de mate e o lado do Rei que está a ser atacado perde.



Dama
A Dama pode movimentar-se qualquer número de casas na horizontal, vertical ou qualquer em uma das diagonais.










Torre
A Torre pode movimentar-se um qualquer número de casas na horizontal ou vertical.











Bispo
O Bispo pode movimentar-se qualquer número de casas em qualquer uma das diagonais.













Cavalo
O Cavalo movimenta-se em forma de L, e é a única peça que pode "saltar" por cima de outras.
O movimento do cavalo define-se como: duas casas numa direção e outra na perpendicular.








Peão
O peão move-se de formas distintas quer se esteja a mover ou a capturar uma peça.
Quando um peão se move avança uma casa na vertical em direcção ao lado do adversário. Se ele ocupar a sua casa inicial pode avançar uma ou duas casas.
Para capturar o peão move-se uma casa na diagonal.
Promoção











Outro movimento característico dos peões é a promoção. Esta acontece quando um peão atinge a última linha, ou inversamente a primeira do adversário. Quando isso acontece o jogador tem de converter o Peão numa Dama, Torre, Bispo ou Cavalo.
Roque









O roque é um lance especial em que o Rei e a Torre se movimentam simultaneamente. Este só pode ser realizado uma vez por cada jogador.
Para o roque ser possível têm de se verificar as seguintes condições:
• O Rei que vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo.
• A Torre vai fazer o lance não se pode ter movido durante o jogo.
• O Rei envolvido não está em xeque.
• Todas as casas entre o Rei e a Torre têm de estar desocupadas.
• O Rei não passa por uma casa atacada por uma peça inimiga durante o movimento.
• A casa de destino do Rei não está a ser atacada.
• O Rei e a Torre têm de ser do mesmo lado.
O movimento de roque consiste no Rei movimentar-se duas casas na direção da Torre e a Torre passar para a casa adjacente ao Rei do lado oposto ao que se encontra inicialmente.

Xeque, Mate e Empate
Xeque
Quando o Rei está a ser atacado por uma peça inimiga diz-se que este está em xeque.
No final da jogada o Rei não pode ficar em cheque, se o jogador se enganar e deixar o Rei nessa situação este terá de refazer o lance, neste caso a regra piece tuche piece joue se possível tem de ser respeitada.
Caso não seja possível deixar o Rei sem estar em xeque a posição passa a ser de mate e o jogo termina com derrota para o lado que se move.



Mate
O jogador que está em xeque não pode evitar que o seu Rei deixe de o estar no final do seu lance. Esta situação é designada mate e implica a derrota para o lado do Rei que está em xeque vitória para o outro.










Empate
Quando o lado a mover não tem nenhuma jogada legal que possa realizar e não está em xeque o jogo termina com empate.




Outras Regras

Desistência e Proposta de Empate
Um jogador pode desistir a qualquer momento, o que implica a sua derrota.
Após realizar uma jogada um jogador pode propor empate. O adversário pode aceitar, o jogo termina com empate, ou recusar, o jogo continua regularmente.

Repetição de Posições
Quando a mesma posição é atingida três vezes com o mesmo lado a jogar, este pode optar por terminar o jogo com empate.
De notar que posições antes a após roque são consideradas diferente.

Regra das 50 jogadas
Se existirem 50 jogadas consecutivas sem capturas ou movimentos de peões, isto é 50 lances para as brancas e 50 lances para as pretas, qualquer dos jogadores pode optar por terminar o jogo com empate.

Tocar nas Peças
Esta regra diz que quando se toca numa peça esta tem de ser jogada, ou do francês: "piece touche piece joue".


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez
Acesso no dia 03/10/2009