Atrevo-me a afirmar que a identidade de um povo está fielmente ligada ao desenvolvimento do jogo, que, por sua vez, é gerador de cultura." (ORTIZ, 2005)
Xadrez Educacional
sexta-feira, 21 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Xadrez é raciocínio
Xadrez e raciocínio
Xadrez e raciocínio
Xadrez faz parte da vida
Xadrez é equilíbrio
Xadrez e tecnologia
Xadrez e Inteligência
Xadrez é sabedoria
Xadrez é vida
Xadrez realmente é paz
Adquirimos conhecimento no dia a dia
Quando o joga não se quer mais parar
Xadrez é show de bola
É o grande vício da nossa escola
É sabedoria
Sei, que para um Brilhante mate,
É preciso reflexão e sacrifício
Admito, quem treina consegue habilidade
É um jogo que constrói Laços de amizade.
Giovanna BUENO 5 º EEN
Estima do Xadrez
Estima do Xadrez
Xadrez é a arte de pensar
Xadrez é um jogo para brincar
Xadrez é preciso atenção
Xadrez necessita concentração
Para vencer tem que acreditar
Quem jogá-lo vai gostar, vai amar.
As peças de xadrez têm uma AÇÃO
E se perdê-las, será por falta de atenção
VICTOR MONTAGNOLI MOMESSO 5ºB
XADREZ, UMA POESIA DE ALEGRIA
XADREZ, UMA POESIA DE ALEGRIA
Xadrez é a arte de sorrir e brincar;
Nele temos que ter jogo de cintura;
Xadrez não é só jogar, é preciso pensar;
Ele é ordem, é matemática pura;
Com as peças podemos brincar;
O xadrez nos proporciona a diversão;
Com as palavras podemos rimar;
Como o xadrez a poesia traz emoção.
KATHLYN GARCIA DA SILVA 5ºB
POESIA O XADREZ
O XADREZ
Xadrez estimula a memória
Existem em uma, várias histórias
Esse jogo é ciência, é arte,
E no mundo está por toda parte
Xadrez não é só isso:
Tem emoção e diversão
Causa-nos euforia e vibração
E, além disso, exige concentração
No xadrez tem que ter agilidade
Não pode ficar com ansiedade
Assim você pode errar
Se não se concentrar não ganhará
Ass: Aline Kamo 5ºA
POESIA " NÃO IMPORTA PERDER
OBS: CAMPEÃO DA COPA SENINHA DE 2009
NÃO IMPORTA PERDER
O xadrez é pensar
tem que ter experiência
Xadrez é concentrar
E jogar com freqüência
A jogada terá que conhecer
Xadrez não é ilusão
Cada jogada você deve fazer
E ter uma boa decisão
O jogo é uma parte da sua vida
Você tem um objetivo
Cada peça movida
Cria-se um motivo
Xadrez tem que entender
Sempre há um vencedor
Xadrez tem que saber perder
Assim será um bom jogador
Você precisa ter uma estratégia
Pode jogar em qualquer lugar
Cada jogada errada pode causar uma tragédia
Se você fizer a jogada certa, poderá ganhar.
WILLIAM HIDEAKI NOMIYA 5ºB
POESIA
O POEMA DO XADREZ
O xadrez é a arte de pensar
Não pode jogar sozinho
E tem que saber jogar.
Tem que se concentrar para ganhar
Pensar muito antes de jogar
E sempre tem que relaxar
Tem que saber perder
E aprender com os erros
Para amanhã vencer.
ALEXANDRA DANIELA B. CADENA 5ºB
A história do xadrez
A HISTÓRIA DO XADREZ
Para jogar xadrez
É preciso concentração
Espere sempre a sua vez,
E tenha muita atenção
Você precisa usar a memória
E conhecer a sua história
Para ganhar, tenha habilidade
Tenha paciência e agilidade
É um jogo milenar, você precisa pensar
Tenha sempre educação, use a sua expressão...
Ass:Gabriela Caroline 5º A
Poesia de xadrez
O xadrez é Eficiente e eficaz
O xadrez é bom para memorizar
O xadrez é um jogo, é arte, é magia
Para vencer no xadrez tem que ter alegria
O xadrez é pura energia, é pensar
Para ganhar o xadrez tem que ter confiança
Quando joga xadrez volta a ser criança
É legal jogá-lo sem parar
Xadrez é a concentração
Não importa vencer ou ganhar
Jogar xadrez mexe com o coração.
MARIA FERNANDA DA SILVA 5ºB
Simetria no jogo de xadrez
O conceito de simetria é explorado do 3º até o 9º ano, por considerarmos que se trata de um conceito bastante importante que, se trabalhado de forma adequada desde o início, favorece o desenvolvimento da observação do aluno diante de figuras geométricas e de objetos na natureza e obras de arte. Nesse contexto, o jogo de xadrez é significativo para trabalhá-las seja na horizontal ou na vertical. Por isso, buscamos por meio da figura da rainha, trabalhar as simetrias de diversas formas.
Desde os pré-egípcios o homem vem observando, analisando e se entusiasmando com essa regularidade e procurando aplica - lá na construção de seus templos, suas casas, esculturas e na realização artística.
No ensino de Xadrez, as simetrias das peças e das posições serão estudadas procurando desenvolver nos alunos, a capacidade de perceber se duas figuras têm ou não a mesma forma e o mesmo tamanho independentemente da posição que elas ocuparem no tabuleiro. Os trabalhos que est postados nesse blog serão dos 3º anos A e B. Agradeço às professoras por terem contribuído com esse trabalho, que foi desenvolvido interdisciplinariamente.
Assinar:
Postagens (Atom)