Xadrez Educacional

Xadrez Educacional
Xadrez reciclável elaborado pelos alunos dos 5ºanos.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Simetria no jogo de xadrez

O conceito de simetria é explorado do 3º até o 9º ano, por considerarmos que se trata de um conceito bastante importante que, se trabalhado de forma adequada desde o início, favorece o desenvolvimento da observação do aluno diante de figuras geométricas e de objetos na natureza e obras de arte. Nesse contexto, o jogo de xadrez é significativo para  trabalhá-las seja na horizontal ou  na  vertical. Por isso, buscamos por meio da figura da rainha, trabalhar as simetrias de diversas formas.


A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore ou no próprio jogo de xadrez, observamos a beleza e a perfeição provinda da arte da simetria.

Desde os pré-egípcios o homem vem observando, analisando e se entusiasmando com essa regularidade e procurando aplica - lá na construção de seus templos, suas casas, esculturas e na realização artística.

No ensino de Xadrez, as simetrias das peças e das posições serão estudadas procurando desenvolver  nos alunos, a capacidade de perceber se duas figuras têm ou não a mesma forma e o mesmo tamanho independentemente da posição que elas ocuparem no tabuleiro. Os trabalhos que est postados nesse blog serão dos 3º anos A e B. Agradeço às professoras  por terem contribuído com esse trabalho, que foi desenvolvido interdisciplinariamente.