O conceito de simetria é explorado do 3º até o 9º ano, por considerarmos que se trata de um conceito bastante importante que, se trabalhado de forma adequada desde o início, favorece o desenvolvimento da observação do aluno diante de figuras geométricas e de objetos na natureza e obras de arte. Nesse contexto, o jogo de xadrez é significativo para trabalhá-las seja na horizontal ou na vertical. Por isso, buscamos por meio da figura da rainha, trabalhar as simetrias de diversas formas.
Desde os pré-egípcios o homem vem observando, analisando e se entusiasmando com essa regularidade e procurando aplica - lá na construção de seus templos, suas casas, esculturas e na realização artística.
No ensino de Xadrez, as simetrias das peças e das posições serão estudadas procurando desenvolver nos alunos, a capacidade de perceber se duas figuras têm ou não a mesma forma e o mesmo tamanho independentemente da posição que elas ocuparem no tabuleiro. Os trabalhos que est postados nesse blog serão dos 3º anos A e B. Agradeço às professoras por terem contribuído com esse trabalho, que foi desenvolvido interdisciplinariamente.